quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Começo

Platão disse algo assim: "Nada daquilo que acontece no mundo é mau para o Homem Bom". Pode a injustiça agredir-nos, mas não nos violará... pode a frivolidade cuspir-nos no rosto, mas não nos afogará... pode a maldade assustar-nos, mas não nos envenenará... Só a nossa cobardia, a nossa inércia pode levar-nos ao desalento, à inépcia, à frieza e à inquietação de espírito!... Porque, toda a insensatez da sociedade jamais será capaz de impedir que todas as Coisas grandes e importantes do mundo continuem a crescer de noite, em silêncio, humildemente, sem que ninguém dê por elas... sem se deixar cair na tentação de ter inveja, também elas, dos barulhentos... É que é preciso muita coragem, muita força de vontade, pois se a bondade e o bem combinam com o silêncio, a estupidez anda sempre rodeada de brilho e de barulho!

A grande peste do mundo contemporâneo - os jornais e as revistas contribuem decisivamente para isso - está no facto, já assinalado por KierKegaard, de os altifalantes serem concedidos, na maioria das vezes, aos néscios. Mas se Alguém "só" amar, "só" pensar, estudar e reflectir, "só" trabalhar, "só" se esforçar por ser sempre honesto e leal, "só" construir algo contribuindo de alguma forma para um mundo melhor,... não será suficientemente importante para aparecer sempre ou muitas vezes nas primeiras páginas dos jornais e/ou revistas.

Sim, estamos num mundo super-informado, que informa de tudo menos, muitas vezes, do fundamental! O que poderá pensar um pobre ser humano que, ao abrir os jornais, só encontra polémicas e violências e que, à noite, ao ligar o televisor, volta a receber uma segunda dose de tiroteios, ambições, futilidades... Enfim! Estamos condenados a ver perpetuamente a realidade através de um espelho deformante.

Na vida de todos os dias, muitos indícios fazem-nos, então, acreditar que estamos em posição de criticar... e porque não? Este é o nosso desafio... não criticar só por criticar... Desejamos sim, especialmente, que este seja um Espaço aberto a críticas construtivas, onde possamos todos abanar a sensibilidade e a sensatez da Raça Humana, partilhar, transmitir mensagens, alertas, abordar temas nacionais, internacionais, notícias, curiosidades, etc... verdadeiramente relevantes, dignas de nota!!
Julgamos ser esta apreciação o que explica o Mundo... dá-lhe sentido... e guia a acção!

(In blogue http://racaambigua.blogspot.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário